Comida di Buteco é o concurso de petiscos mais charmoso do Brasil

Calabresa atrevida, petisco do Bar do Braz, de Campinas (FOTO: DIVULGAÇÃO)
O concurso Comida di Buteco 2023 já começou grande e está cada vez mais nacional. bares de todo o país entenderam a importância do evento criado em 2000 em São Paulo e no Rio de Janeiro e entram na disputa em busca das estrelas que poem mudar a história dos estabelecimentos.
A comida de boteco, também chamada de baixa gastronomia, entrou definitivamente nos guias gastronômicos e de turismo de grandes cidades brasileiras. Pratos e acepipes ficaram muito famosos nacionalmente depois de premiados.
Mesmo os botecos mais simples, embora sofisticados no cardápio, passaram a receber turistas brasileiros e estrangeiros, ainda que fora de mão e longe dos badalados bairros boêmios ou centros de cidades.
Essa cultura que é tão a cara dos brasileiros – como são os pubs na Grã-Bretanha e na Irlanda – merecia um tratamento adequado em relação ao que oferece. Já faz tempo que a coquetelaria e as cachaças de qualidade invadiram esse espaço, mas faltava valorizar a comida.
Quem não se deliciou com os pasteizinhos de carne ou queijo do Bar do Luiz Nozoie, na zona sul de São Paulo? Ou os bolinhos d carne do bar do Luís Fernandes, na zona norte? E a porção de canapé de linguiça Blumenau do bar Léo, bem no centro da capital paulista?
Uma comida de boteco bem feita é aquela feita com criatividade, arte e carinho. Tem de envolver simplicidade, mas também uma dose de inovação.
Será que convém enfiar salsicha com mostarda escura em meio a uma tábua de queijos sortidos? Foi o que fez um antigo bar da cidade de Santo André (Grande São Paulo),que também oferecia uma deliciosa porção de pernil acompanhada de queijo tipo camembert. O estabelecimento, infelizmente, já não existe mais.
A receita campeã nacional de 2022 foi a calabresa atrevida, oferecida pelo Bar do Braz, de Campinas (SP). É um bolinho de calabresa com ricota e queijo prado acompanhado de geleia de pimenta.
“Foi uma surpresa. A gente realmente não esperava e veio em boa hora: esse ano fazemos 45 anos de bar e depois desses dois anos de pandemia, nada como voltar sendo campeão do Comida di Buteco”, festejou Vânia Maria Nuguli Ambrósio, proprietária do Bar do Braz.
Como funciona? Público e júri dão nota de 1 a 10 para 4 quesitos: petiscos, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.
Com democracia e muito paladar é eleito o melhor buteco de cada cidade e do país. Os votos físicos são recolhidos e apurados por um instituto de pesquisas independente. O período de votação vai de 8 de abril a 8 de maio.
Para participar do concurso Comida di Buteco, os botecos precisam ser indicados e selecionados pela equipe de organização do concurso. Essa seleção ocorre com um ano de antecedência. Mais informações em www.comidadibuteco.com.br.