Mel, um santo remédio e um alimento completo

Mel, um santo remédio e um alimento completo

Um hábito europeu que demorou a ser incorporado a algumas cafeterias e restaurantes do Brasil é o de oferecer mel como complemento para doces ou alimentos variados. Não é incomum ver tubinhos em mesas e balcões por aí. 

Pequenas quantidades de mel são recomendadas por nutricionistas como complemento na alimentação diária sem que seja necessário recorrer a excesso de doces, como muita gente faz depois do almoço, por exemplo.

Longe de ser um hábito refinado ou sofisticado, consumir mel após as refeições – ou em qualquer outra circunstância – é muito saudável por que é 100% natural, desprovido de qualquer agente químico, seja conservante, corante ou aromatizante. 

É o alimento mais completo da natureza, oferecendo mais de 70 substâncias essenciais ao nosso organismo. O mel contém açúcares simples que entram diretamente na corrente sanguínea e promovem energia imediata. Fornece ainda sais minerais, aminoácidos e enzimas que são extremamente importantes no processo de digestão dos alimentos.

Dentre as várias propriedades funcionais do mel, destaca-se sua atividade sequestraste de radicais livres, antimicrobiana contra bactérias e fungos, sua atividade analgésica em gripes e resfriados, sinusites, amidalites, rinites, bronquites e faringites.

Também auxilia no relaxamento muscular, recomendado às pessoas com insônia e hipertensão contribuindo na absorção adequada de alimentos que ingerimos normalmente. Recomendado também como energético, fortificante dos músculos, auxilia no desenvolvimento físico e mental.

Além disso, o mel ajuda o organismo a fixar o cálcio, não irrita a mucosa do tubo digestivo, dentre os açúcares é o mais tolerado pelos rins e tem efeito levemente laxativo.

Consuma mel todos os dias e tenha a certeza de que está se alimentando com o que existe de mais puro e saudável na natureza.

O consumo mínimo ideal é de 1 colher de sopa por dia. Em situações de infecção pelo vírus da gripe, o consumo ideal é de 5 colheres de sopa por dia. Diabéticos e crianças menores de 1 ano devem receber orientação médica.

O mel cristaliza naturalmente. Se preferi-lo em estado líquido, aqueça o pote por alguns minutos em banho-maria, à temperatura entre 45ºC e 50ºC.

Aqui no Arvory, você encontra uma variedade de Mel:

Marcelo Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *