O alho invade a pizza e a transforma de maneira definitiva

Do arroz refogado para a pizza de muçarela. O que pode parecer uma heresia – tipo catchup em qualquer pizza p se espalhou rápido pelas redondas de todo o Brasil, embora poucos ainda saibam como chegar ao ponto para não estragar a comida tradicional italiana.
O alho é um dos temperos que mais agradam ao paladar do brasileiro, especialmente em todo o tipo de prato do interior. Leve e nutritivo, acrescenta um sabor inigualável em saladas de folhas, diversos tipos de carnes, variações de pratos com arroz e, já há algum tempo, nas pizzas.
Nas pizzarias mais sofisticadas, o alho usado é preferencialmente o frito naquelas com sabores envolvendo folhas ou legumes. As combinações são muitas.
Nas casas que oferecem opções mais baratas por entrega (delivery), o uso se disseminou, mas é mais restrito a sabores com muçarela apenas.
E então observamos os grandes pecados do uso do alho frito/triturado nestes casos. Pizzaiolos mais apressados e não tão cuidadosos costumam apenas espalhar os grãozinhos por cima do queijo. Não esperam gratinar e nem que o alho seja absorvido, o que impede que sabor do alho penetre por inteiro.
Roberto lemos Sobrinho, chefe de cozinha e ex-proprietário de pizzarias, costuma reclamar da forma como o alho frito ou triturado é usado em grande parte das pizzarias atualmente. “O pizzaiolo usa qualquer muçarela, aquela dura e grossa, e joga o alho por cima, como se fosse sal, de qualquer jeito. e aí, na pressa para entregar, não deixa gratinar e o sabor não fica impregnado no queijo. Não é uma pizza de alho, ou alho-poró, é simplesmente uma pizza que tem alho espalhado aleatoriamente e mais nada.”
Em casa, a pizza que pode levar alho deve ser feita com massa fina, mas não muito mole e seca. De preferência, com muçarela de boa qualidade, fina e que derreta a uma temperatura alta, com o alho colocado de forma a preencher quase toda a superfície de um pedaço triangular normal (um oitavo de um disco padrão). em forno a lenha, não deixar mais do que dez minutos. em forno normal, um pouquinho mais.
Segundo os especialistas em nutrição, o alho frito é indispensável em sua cozinha e em suas receitas para que elas fiquem mais saborosas. É ótimo para sopas, guisados, massas e carnes. Possui os mesmos benefícios do alho fresco, além de ser muito prático e versátil de ser utilizado. É uma fonte de ferro e faz muito bem a saúde
É uma fonte de vitamina C, que estimula o sistema imunológico; tem antioxidantes saudáveis para o coração; ajuda no funcionamento da tireoide; previne o cansaço.
O alho-poró, por sua vez, O vegetal contém cálcio, ferro, potássio, magnésio e cobre, substâncias essenciais para a saúde da estrutura óssea, muscular e do sistema cardiovascular.
Tem também vitamina C, que fortalece a imunidade, faz bem para a saúde da pele e auxilia na absorção do ferro. Por fim, fornece vitaminas do complexo B – que atuam no sistema nervoso, cardiovascular e digestivo.
Atua no combate a retenção de líquidos e, por isso, ajuda a amenizar inchaços pelo corpo e também a eliminar toxinas. Ele contém luteína e zeaxantina, substâncias que ajudam a proteger o tecido ocular da oxidação e do envelhecimento.