Consumo de vinho aumenta entre os brasileiros

Consumo de vinho aumenta entre os brasileiros

FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois do período muito difícil que o mundo passou em quase dois anos de pandemia de covid-19, o cotidiano vai achando a sua normalidade e alguns setores da vida civil descobrem fatos surpreendentes a respeito de seus negócios.

Quem poderia supor que o consumo de vinho aumentaria justamente por conta da pandemia? mais tempo em casa, mais tempo para reflexão e convívio em família, mais tempo para celebrar a vida e degustar ba comida e bebida…Em uma década, dobrou o número de consumidores de vinho no Brasil. De acordo com levantamento da Wine Intelligence, que analisa o setor vitivinícola no mundo, o consumo mensal de vinho em território brasileiro chegou a 36% da população adulta – se assemelhando aos números do mercado norte-americano. 

Em 2010, o percentual de consumidores era a metade. A pesquisa ainda revela que a preferência pela bebida feita a partir da uva ganhou destaque durante a pandemia: o Brasil saltou 12 posições e atingiu a 14ª colocação como mercado de vinho mais atraente em 2021, com 50 milhões de consumidores regulares de vinho. 

Hoje o brasileiro consome 2,8 litros d vinho por ano – no rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro da bebida, o índice chega a 7 litros por ano para cada habitante do Estado.

O mercado brasileiro está passando por uma mudança de perfil do consumo. Em 2021, pela primeira vez, houve um aumento na procura por bebidas de maior qualidade. Foram comercializados 217 milhões de litros de rótulos finos, enquanto os vinhos de mesa responderam por 205 milhões das vendas, aponta a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

A frequência na apreciação de vinho aumentou para 28% dos brasileiros durante a crise sanitária, segundo estudo O Mercado de Vinhos, realizado no fim de 2021 pelo clube de assinaturas Wine. 

A pesquisa aponta que 20% dos brasileiros passaram a beber em ocasiões diferentes, e 15% costumam consumir sozinhos.

Mais de 50 milhões de brasileiros, ou cerca de 36% da população adulta do País, consomem a bebida regularmente, uma proporção equivalente à dos Estados Unidos, segundo a Wine Intelligence. 

No entanto, o número é muito inferior à média europeia, “há um enorme abismo para ser explorado”, comentou a diretora-executiva (CEO) da chilena Veroni Wine, Livia Marques.

Cada brasileiro, em média, bebeu 2,64 litros de vinho em 2021, segundo estimativa da Ideal Consulting. Em 2022, o número subu para 2,8 litros per capita. Os argentinos, que registram o maior consumo per capita nas Américas, bebem 30 litros por ano, enquanto os portugueses, os maiores consumidores individuais do mundo, chegam a 69 litros por ano.

Aqui no Arvory, você encontra uma variedade de vinhos:

Marcelo Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *