Conheça os benefícios e a variedade das oleaginosas

FOTO: DIVULGAÇÃO
Muitas pessoas associam castanhas e amêndoas á época de Natal por conta dos “adereços” nas ceias em todas as cidades brasileiras. Poucas pessoas atentam para a fartura as chamadas oleaginosas nos mercados municipais de todos os tipos e tamanhos. E como fazem bem à saúde… E durante o ano todo.
Sabe aquele amendoinzinho que comemos de aperitivo antes de refeições em casa ou nos variados botecos da vida? É um alimento rico e saudável, com várias propriedades importantes para o organismo. Popularmente conhecidos como oleaginosas, os grãos ou sementes são comestíveis, ricas em óleo e com alto teor de gordura, de plantas.
Dependendo da época do ano, os preços costumam ser altos, mas a fartura é grande, o que reforça a recomendação de seu consumo. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, esse tipo de ingrediente é indicado para uma “dieta saudável”.
Originadas em plantas como a aveleira e a castanheira, as sementes são envoltas por uma casca dura e firme. carregam antioxidantes, fibras, gorduras monoinstauradas e poli-instauradas, proteínas, sais minerais e vitaminas.
Também ajudam no bom funcionamento do organismo. Age no controle do colesterol, facilita a perda de peso, no combate a ações inflamatórias e na prevenção de problemas cardiovasculares.
Nutricionistas alertam que as oleaginosas devem ser consumidas sem excesso, sob pena de sofrer desarranjos gastrointestinais e problemas com ingestão excessiva de gordura.
A adição de sal ou açúcar ao alimento, por exemplo, pode reduzir o valor nutricional da semente, assim como aumentar a quantidade de sódio ou glicose no organismo de quem as consome.
Veja alguns tipos mais comuns de oleaginosas:
– Amêndoas – São as oleaginosas mais nutritivas. Ela é fonte de antioxidantes, fibras, gorduras monoinsaturadas, proteínas, sais minerais, como cálcio, cobre, magnésio, potássio e zinco, e vitaminas, como B1 e E.
– Amendoim – Embora não seja uma oleaginosa, ele figura na lista desse tipo de alimento por conta da composição nutricional similar à das sementes e possíveis benefícios que oferece ao organismo.
– Avelã – Fonte de gorduras monoinsaturadas, ela também carrega sais minerais, como cálcio, magnésio e potássio, e vitaminas, como E e as do complexo B.
– Castanha de caju – É fonte de gorduras monoinsaturadas, ela também carrega sais minerais, como cálcio, magnésio e potássio, e vitaminas, como E e as do complexo B.
– Castanha-do-pará – Carrega antioxidantes, ômega 3, e sais minerais, como fósforo, magnésio, potássio e selênio. Pode auxiliar no bom funcionamento do sistema imunológico.
– Macadâmia – É uma semente rica em gorduras monoinsaturadas. Além disso, ela também apresenta carboidratos, ômega 7, proteínas, sais minerais e vitaminas.
– Nozes – São as oleaginosas que mais fornecem antioxidantes. Além disso, elas contêm também fibras, ômega 3, sais minerais, como cálcio, cobre, manganês e potássio, proteínas e vitaminas E e do complexo B.
– Pistache – É uma semente rica em antioxidantes, fitoesteróis e sais minerais, como potássio. Ele pode auxiliar no bom funcionamento do sistema cardiovascular,
FONTES: sites Pão de Açúcar, Empório Tia Sonia, Liv Up e Mundo Verde