Kombucha, o santo remédio do viver bem, cai no gosto do brasileiro

Kombucha, o santo remédio do viver bem, cai no gosto do brasileiro

IMAGEM: SHUTTERSTOCK

A febre começou devagar, por algumas cidades do interior, mas logo se espalhou pelos supermercados e lojas de conveniência sofisticadas até cair no gosto popular. Com vários sabores e marcas, as kombuchas se tornaram um item de primeira necessidade para quem advoga uma vida mais saudável e com menor consumo de produtos ultraprocessados.

Alguns estudos mais recentes atribuem as kombuchas diversos benefícios para a saúde. É uma bebida fermentada feita a partir de chás, como o chá preto ou chá verde, adoçados, contendo uma cultura de leveduras e bactérias, conhecidas como scoby, que equilibram a flora intestinal, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o funcionamento do intestino.

 Dependendo do tipo de marca, essas bebidas também contém boas quantidades de polifenóis e vitamina C, compostos com propriedades desintoxicantes, que melhoram as funções do fígado, promovendo a eliminação de toxinas do organismo pela urina e pelas fezes.

O chá preto e o açúcar são os ingredientes mais usados para fazer o kombucha, mas também pode-se usar outras ervas e ingredientes, como agave, mel, chá verde, oolong, chá de hibisco, chá mate, suco de frutas e gengibre.

Alguns médicos e nutricionistas recomendam que o kombucha pode ser consumido diariamente, substituindo sucos e chás, em qualquer horário do dia, em jejum, antes ou depois das refeições ou até mesmo antes das atividades físicas.

Apesar de ainda não existirem estudos científicos sobre a quantidade ideal recomendada de kombucha, a ingestão máxima de 120 ml dessa bebida, até três vezes ao dia, tem sido considerada segura pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Por ser uma bebida fermentada, ela pode apresentar mofo ou perder propriedades em algumas circunstâncias. No caso das garrafas industrializadas, é fundamental avaliar a textura, a cor e o cheiro, além dos prazos de validade e de aprovação com o selo do Ministério da Agricultura.

Com base em vários estudos realizados por universidades brasileiras e norte-americanas, é possível observar alguns benefícios à saúde dos kombuchas, alguns deles elencados pelo site Tuasaude, em texto que teve a revisão da nutricionista Tatiana Zanin.

Reduz possibilidades de alguns de câncer: o kombucha contém chá preto ou verde em sua composição, que é rico em compostos antioxidantes, como as catequinas, que possuem grande capacidade de eliminar os radicais livres que provocam alterações no corpo, auxiliando, assim, na prevenção do desenvolvimento do câncer.

Reduz a incidência de doenças neurodegenerativas: Por ser rica em antioxidantes, como os polifenois, o kombucha evita o estresse oxidativo das células cerebrais, evitando o seu envelhecimento e desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, Parkinson ou demência.

– Fortalece o sistema imunológico: também é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e bactérias benéficas, fortalecendo o sistema imune e deixando o organismo mais fortalecido para prevenir ou recuperar-se mais rapidamente de gripes, resfriados ou doenças infecciosas, por exemplo.

Melhora o desempeno do fígado: como contém ácido glicurônico, atua como um composto com efeitos desintoxicantes contra medicamentos, bilirrubina, produtos químicos e outros contaminantes, favorecendo a sua eliminação do organismo.

– Regula o açúcar no sangue: atua bem na digestão dos carboidratos, além de ser capaz de melhorar as funções do pâncreas, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue logo após as refeições, 

– Ajuda no funcionamento intestinal: é um alimento probiótico, já que contém bactérias benéficas para o organismo e que ajudam a regular o funcionamento do intestino, prevenindo inflamações intestinais, diarreia e prisão de ventre

– É bom para a saúde do coração: rica em polifenois, que são compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, melhora a circulação sanguínea, ajudando no controle da pressão arterial 

Aqui no Arvory, você encontra uma variedade de kombucha para uma vida mais saudável:

Fontes:

Tuasaude – tuasaude.com

Boa Forma – boaforma.abril.com.br

Jeyy – jeyy.com.br

Conquiste sua Vida – conquistesuavida.com.br

Minha Saúde – Proteste – minhasaude.proteste.org.br

Remédio Caseiro – remedi-caseiro.com

Marcelo Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *