Espetinhos ganham espaço como ‘ceia’ de última hora

Uma especialidade do interior de São Paulo foi lentamente chegando à capital e virou uma solução de última hora para famintos de todos os tipos que não sabem ou não querem cozinhar u perder tempo em cozinhar: os espetinhos variados.
Disseminados em diversas “espetarias” pelo interior, ficarão tão requisitados que servem até mesmo de ceia de Natal de última hora – na medida para gente que mora sozinha ou que não dispõe de muito dinheiro para gastar com carne assada incrementada.
No calor escaldante de algumas cidades, os espetinhos se tornam uma comida leve e saborosa para festas e comemorações importantes. Quebram muito o galho principalmente no almoço do dia de Natal, por exemplo.
Na Grande São Paulo, existem desde 2019 espetarias que se especializaram em produzir opções a preços razoáveis com o incremento de alguns tipos de farofas ou saladas.
Os espetos tradicionais ainda são os campeões – carne bovina, frango, kafta, linguiça e linguiça apimentada -, mas os de linguiça cuiabana com ervas ou queijo avançam no gosto do oradores da região metropolitana de São Paulo.
Uma modalidade bastante difundida no mundo pós-pandemia de covid-19 é a porção que combina carne, linguiça e queijo coalho, em uma bandeja incrementada com salada verde, tomate e palmito e uma farofa brasileira a base de castanha-do-pará (castanha, farinha de mandioca, pimenta do reino, alho picado, cebola, cebolinha, ervas).
Dependendo do número de pessoas, a ceia improvisada e rápida com espetinhos ira uma solução barata e agradável para não passar as festas em branco – e tudo temperado com um molho tipo chimichurri, como já mostramos em texto anterior.
Aqui no Arvory você encontra temperos para churrasco:


