Concurso Comida di Buteco premia os vencedores regionais

Petisco vencedor em São Paulo feito no Venezas Bar (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A primeira etapa do concurso Comida di Buteco 2023 chegou ao fim neste mês de maio com a definição so campeões regionais naquela que foi a maior edição de todas. Somente em São Paulo foram mais de 100 competidores englobando capital e região metropolitana, sem contar as várias cidades do interior participantes.
O concurso nacional será realizado em julho provavelmente em Belo Horizonte (MG), cidade onde foi criado o concurso e que sedia alguns dos melhores bares do continente. O voto do público valeu 50% do peso total, enquanto o dos jurados teve os outros 50%.
Na Grande São Paulo, há um bicampeão: o Venezas Bar, do bairro do Ipiranga (zona sul). Com mais de 20 anos de história, o bar oferece mais de 300 rótulos de cervejas nacionais e importadas, cachaças artesanais e diversos petiscos.
O prato escolhido pelo estabelecimento para a competição foi o “Dona Ros”’, uma caminha de aligot (purê de batatas cremoso com três queijos) coberto com ragu de pernil à vinha d’alhos, servida na gôndola de Veneza. O Venezas Bar fica na rua Brigadeiro Jordão, 294.
O vice-campeão é o Toca do Buda, que fica na zona norte da cidade. A iguaria que lhe rendeu o prêmio é o “Budinha Saltitante” – costelinha suína marinada no vinho do porto com creme de abóbora cabotiá, queijo parmesão e requeijão cremoso, servida com torradinhas de pão pita. Acompanha ainda uma farofa de cuscuz e geleia de pimenta, além de uma dose de cachaça da casa. O bar fica na Avenida Júlio Buono, 2.276, Vila Gustavo.
O Parrilla Smoker Bar, de Santo Amaro (zona sul) ficou com o terceiro lugar. É especializado em cortes de carne, e sua receita premiada foi o “Cupim nas Nuvens’” um bolinho de massa de batata recheada de cupim defumado e assado por 12 horas, com queijo muçarela. Fica na rua Padre José de Anchieta, 444, Santo Amaro.
A zona norte teve outro premiado, o Famoso Bar do Justo, ou simplesmente Justo, que ficou em quarto lugar. O prato “Suíno Crocante e Suculento” foi o escolhido para participar da premiação, um bolinho recheado com requeijão e pernil suíno empanado com sucrilhos sem açúcar. O endereço é rua Alferes Magalhães, 25, Santana.
Em Belo Horizonte, o bar Us Motoca, no bairro Camargos, região oeste de Belo Horizonte, foi o vencedor. A receita escolhida é o “Motoca Ribs”, preparo que leva costelinha suína marinada em molho chimichurri coberta com farofa de torresmo e acompanhada de gratinado de batata ao tikka masala com parmesão.
O segundo lugar ficou com o Espetinhos do Paulão, no bairro Ermelinda. A terceira posição foi de Léo da Quadra, no Barreiro. Em quarto, o Café Palhares, no Centro, que havia vencido as duas últimas edições do concurso.
O Espaço In Bar Petiscaria, com o petisco “Arretado”, ganhou na região de Campinas, no interior de São Paulo. O prato do estabelecimento localizado no Jardim Nova Europa, em Campinas, é um bolinho de baião de dois recheado com carne seca, bacon, calabresa e queijo coalho. A porção era acompanhada por “molho lambão e molho surpresa”.
Em Ribeirão Preto, o vencedor foi O petisco “Bolinguiça”, do Bar do Jefferson, que fica no Jardim São José. O petisco vencedor é um bolinho de linguiça caseira de Dumont (SP) com queijo provolone acompanhada de molho caseiro feito com cebolete e hortelã, empanado e frito.
Clique aqui e veja mais bares e petiscos premiados em várias cidades do país.