Mercado de bebidas registra a expansão das kombuchas no comércio varejista

A proliferação das chamadas kombuchas nos últimos dois anos já provocou um efeito esperado e necessário: a queda dos preços de forma generalizada, ocasionando, obviamente, um aumento expressivo nas vendas do produto.
Kombucha é uma bebida fermentada cada vez mais popular em todo o mundo. Originária da Ásia há mais de 2 mil anos, a bebida é feita a partir de chá doce e um “scooby” (cultura de bactérias e leveduras) e pode ser encontrada em muitas lojas de produtos naturais e supermercados.
Além do chá e do scooby, muitas pessoas adicionam frutas, ervas e especiarias para dar um sabor extra para a bebida. Os tipos de chá mais comuns usados para fazer kombucha são chá preto e chá verde.
Alguns estudos que indicam que a kombucha pode ter efeitos positivos para o sistema digestivo e imunológico.
Isso porque a kombucha contém probióticos, que são bactérias benéficas para o intestino. Esses probióticos podem ajudar na digestão e na absorção de nutrientes, bem como no fortalecimento do sistema imunológico.
Também contém antioxidantes, que podem ajudar a proteger as células do corpo contra o estresse oxidativo e o envelhecimento. Com isso, a bebida poderia até mesmo ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
O mercado de kombucha tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da demanda por alimentos e bebidas saudáveis e funcionais.
De acordo com um relatório de 2021 da Grand View Research, o tamanho global do mercado de kombucha foi avaliado em US$ 2,5 bilhões em 2020 e deve crescer a uma taxa composta anual de 15,0% de 2021 a 2028.
O relatório destaca que o mercado de kombucha é impulsionado pelo crescente interesse do consumidor em alimentos e bebidas saudáveis, bem como pela crescente conscientização sobre os benefícios para a saúde associados à ingestão de probióticos.